sábado, 27 de outubro de 2012

Projeto de arborização da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João de Freitas Mouzinho do Município de Sertãozinho - Paraíba, como Recurso Didático no Ensino Médio



I-Introdução


Tendo em vista as dificuldades ambientais que o nosso planeta, está passando, nota-se a necessidade e a gravidade da recuperação de áreas degradadas e onde, além disso, não têm árvores. Hoje em dia, muito se fala e pouco se faz para modificar esta realidade e, tendo noção deste fato, nós que formamos a Escola Estadual de Ensino Fundamental de Médio João de Freitas Mouzinho tomamos a iniciativa de plantarmos árvores em áreas descobertas de nossa instituição, onde já não existia qualquer exemplar de espécie arbórea. Este espaço está totalmente desmatado portanto iremos plantar árvores e gramá-lo.

II- Aspectos Históricos da Escola

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João de Freitas Mouzinho está localizada na rua João de Freitas Mouzinho, s/n – Sertãozinho – PB. Quando Sertãozinho era apenas uma vila subordinada administrativamente a vizinha cidade de Duas Estradas, cujo prefeito era o Senhor Rosilde Carvalho Costa, iniciava-se a construção de uma escola onde os recursos eram conseguidos com o então governador Pedro Moreno Gondim através do seu aliado Severino Ismael, na época deputado estadual.
Inaugurada em 1969, com o nome Escola Reunidas João de Freitas Mouzinho, em homenagem aos primeiros habitantes do lugar. É uma das instituições mais antigas do município.
No início a escola funcionava apenas com o ensino de 1ª a 4ª série, alguns anos depois 5ª a 8ª. Na década de 90 o deputado Zenóbio Toscano conseguiu junto ao governador da época implantar o ensino de 2ª Grau (Ensino Médio), onde a escola foi denominada de Escola Estadual de 1º e 2º Graus João de Freitas Mouzinho. A professora Maria de Lourdes Farias da Costa foi a primeira diretora da referida escola.
Atualmente a escola atende 428 alunos do município da Zona Urbana e Rural oferecendo as seguintes modalidades de ensino: Mais Educação, Ensino Fundamental e Médio - Educação de Jovens e Adultos - EJA no Ensino Fundamental e Médio.
A sua estrutura física atualmente precisa de reformas a cada ano, pois esta anualmente se torna pequena para atender a clientela estudantil que a procura.

III- Metodologia

Área de Estudo

O trabalho será realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João de Freitas Mouzinho, situada na Rua João de Freitas Mouzinho S/N, Sertãozinho- PB, Brasil. Consistirá em um levantamento das plantas conhecidas pela população da Zona Rural e Urbana. Para tanto, serão entrevistados cidadãos sertãozinhenses para que os mesmo indiquem árvores nativas de maior atuação na zona rural.
O município de Sertãozinho está localizado entre as Coordenadas Geográficas 06° 45' 03" S e 35°26'31"W, tendo como limites os municípios de Serra da Raiz e Duas Estradas ao Norte; Araçagi à Sudeste; Pirpirituba ao Sul e Belém à Oeste. Possui uma área territorial de 32,798 km² e abriga segundo o ultimo censo do IBGE uma população de 4.395 habitantes, destes 3.215 residem na Zona Urbana e 1.180 na Zona Rural. A fonte de renda do município gira em torno da Prefeitura Municipal, da Fazenda Guaravez que é produtora de aves e bovinos, da agricultura e do comércio. A vegetação da região é Caatinga exceto nas serras, onde a composição florística mostra-se diferente. Grande parte das matas nativas hoje estão sendo devastadas para a pecuária e o cultivo de abacaxi, inhame dentre outros.
IV- JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como objetivo arborizar os espaços desmatados ociosos existentes na E. E. E. F. M. João de Freitas Mouzinho, no intuito de aperfeiçoar a qualidade de vida da nossa clientela escolar desta forma contribuir com o verde do planeta e preservação de plantas raras. Levando em apreço as informações prévias dos alunos, mostrando à importância de arborizar os espaços desmatados ociosos da escola e como pessoa evidencialmente interessados em mudança as atitudes de desmatamento, influenciar demais entidades educacionais em fazer parte do projeto mais abrangente para o nosso município. O projeto será posto em pratica na escola supra citada, haja vista o empenho da comunidade escolar em melhorar as condições de vida de todos os envolvidos, bem como altera a situação global e assim usar como forma pedagógica este projeto já que em sua elaboração foi utilizada diversas áreas do conhecimento. 

 Os alunos motivasdos para sair em aula de campo.

Preparação do solo para receber as mudas das arvores

Adubagem das mudas e prevenção contra a evaporação da água
Como fazer uma coleta e enxertia.


Aração do solo

5 comentários:

  1. Esse projeto de arborização, só vem a engrandecer a Escola João de Freitas Mouzinho e os alunos que lá estudam, Não percam a oportunidade de lutar pelo nosso planeta e valorizar a natureza, pois o mundo precisa de nós, nosso verde esta acabando com os desmatamentos e as queimadas que o ser humano provoca. Quero parabenizar ao professor Weslei grande Biológo e a seus alunos. Atenciosamente:
    Professor Helio

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado tudo o que sou hoje em parte devo a você.
    Att:
    Professor: Luiz Weslei

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o projeto. Parabéns! Estou tentando implantar um projeto assim, na escola onde trabalho. Gostaria de saber como faço para conseguir as mudas. Ficaria grata se me ajudassem. Moro no Cariri paraibano e aqui as mudas são difíceis. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marijane! Eu consegui as mudas entrando em contato com a UFPB de Areias.

      Excluir
  4. queria saber como se situa o projeto hoje tem em vista que se passaram quase um ano apos o projeto parabéns

    ResponderExcluir