domingo, 6 de abril de 2014

Lobo Guará



Lobo-guará é capturado em edifício no Jardim das Paineiras,em Campinas (Foto: Rodrigo Ensinas) 
(Foto: Rodrigo Ensinas)
 
Por Fernando Rebouças
Tweetar
Canídeo cujo habitat é a América do Sul, exclusivamente em área de cerrado, visualmente aproxima-se ao aspecto de uma raposa. É uma espécie de hábitos noturnos; comem aves, cutias, répteis, cana-de-açúcar, peixes e até insetos.
Tem a média de vida de 13 anos, são selvagens, mas não são corajosos a ponto de avançar em qualquer ambiente ou situação. Desde uma portaria publicada pelo IBAMA em 1989, o lobo guará está na lista das espécies brasileiras ameaçadas de extinção.
A caça predatória e a diminuição do cerrado são as causas principais da extinção. O lobo guará gera seus filhotes somente no mês de junho, após o nascimento, a fêmea faz vigília da toca, enquanto que o macho busca alimentos.
Além do Brasil, o lobo guará pode ser encontrado no Paraguai, Bolívia e Argentina. No Brasil são encontrados na Chapada dos Veadeiros, Serra da Canastra, Parque das Emas, Serra do Cipó, Chapada dos Guimarães, Ilha Grande, Reserva Ecológica do Roncador e Serra da Bocaina. Possui 1,20 metros de comprimento, pêlo castanho claro avermelhado com manchas marrom, peso de 25 kg aproximadamente, e cerca de 70 cm de altura.

Classificação científica :

Reino : Animália;
Filo : Chordata;
Classe : Mammalia;
Ordem : Carnívora;
Família : Canidade;
Gênero : Chrysocyon;
Espécie : C. brachyurus.

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/03/lobo-guara-achado-em-subsolo-de-predio-e-solto-em-mata-de-campinas.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário